Pesquisador brasileiro descobre texto mais antigo sobre infância de Jesus

Textos históricos sobre o início do cristianismo, levados do Oriente Médio e Egito para a Europa entre os séculos 19 e 20, ainda guardam segredos. Recentemente, um papiro com cerca de 1.600 anos foi identificado como o mais antigo texto sobre a infância de Jesus Cristo.

Gabriel Nocchi Macedo, professor brasileiro da Universidade de Liège, na Bélgica, é um dos responsáveis pela descoberta. Nocchi, especialista em papirologia, encontrou o documento enquanto analisava fotos digitalizadas de papiros da Universidade de Hamburgo, na Alemanha.

📱 Participe dos canais do Fuxico Gospel no WhatsApp.

“O essencial do trabalho é consultar papiros em diferentes coleções e museus”, explica Nocchi. Foi assim que ele e seu colega, Lajos Berkes, identificaram o papiro como parte do Evangelho de Tomé, um texto apócrifo que descreve milagres da infância de Jesus.

O fragmento encontrado narra o episódio em que Jesus, criança, molda pássaros de barro e lhes dá vida. Este texto, escrito originalmente em grego, reforça a ideia de que o grego era a língua predominante da cultura cristã primitiva.

Nocchi destaca que a aparência modesta do papiro contribuiu para que ele fosse ignorado por cerca de um século. “Registros assim podem trazer muita informação e contribuir com nosso conhecimento do passado”, afirma o pesquisador.

A coleção de papiros da Universidade de Hamburgo, onde o documento foi encontrado, foi formada no início do século 20 e é descrita por Nocchi como considerável em tamanho e importância.

source

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *