Augustus Nicodemus fala sobre migração de pentecostais para igrejas reformadas e acende debate
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Augustus Nicodemus fala sobre migração de pentecostais para igrejas reformadas e acende debate

  • 04 de dezembro de 2018
  • 0 Comentários

O pastor e teólogo presbiteriano Augustus Nicodemus Lopes afirmou que há um forte movimento de migração de cristãos evangélicos pentecostais para denominações de tradição reformada. A declaração despertou incômodo em algumas lideranças de doutrina pentecostal, que reagiram à fala do líder presbiteriano.

No Twitter, Augustus Nicodemus cobrou das igrejas reformadas e seus membros uma mobilização no sentido de preparar o terreno para a chegada dos irmãos na fé que estão à procura de congregações para frequentar.

“Os reformados precisam se preparar para receber as centenas e centenas de irmãos pentecostais e neopentecostais que descobriram a fé reformada pela internet e estão vindo cheios de expectativa e esperança para as suas igrejas. Senão a desilusão deles será grande”, escreveu o pastor em sua conta na rede social.

Em resposta, os internautas que seguem as publicações de Augustus Nicodemus se dividiram entre aprovação e críticas à fala do pastor auxiliar da Primeira Igreja Presbiteriana de Recife. “É pura verdade, eu sou um exemplo dessa realidade pois saímos de uma igreja neopentecostal e estamos sendo muito bem acolhidos na IPB”, afirmou um usuário do Twitter identificado como Professor André Betini.

“Eu sou um exemplo. Chegando agora de uma formação neopentecostal de 26 anos. A cada dia descubro uma heresia diferente que jurava ser a verdade. #sohelpmeGod”, escreveu a internauta Renatchinha Fala.

“Verdade, eu conheci a fé reformada pela a Internet, e hoje sou membro da Presbiteriana junto com a minha família”, corroborou Lindberg de Santana.

No entanto, houve comentários em discordância: “Apesar de considerá-lo como maior teólogo do Brasil e um homem de Deus, fico triste por ver uma espécie de ‘mentalidade corintiana’ na sua postagem. Não há igreja perfeita. Sou da AD e sei dos inúmeros erros presentes nela, mas onde há seres humanos, há falhas”, protestou um usuário que se apresenta como Apologeta.

“Como já o inverso aconteceu e eu presenciei. Centenas de reformados se mudando para igrejas neopentecostais”, contestou Andre Muzzo.

“A decepção será grande. Essas pessoas saem do movimento pentecostal pensando em encontrar uma igreja perfeita, e não encontraram. E o motivo deles irem e por ouvir suas pregações, as do Hernandes e Héber Campos, mas nem todos os pastores possuem esse nível”, tentou prever Paulo Henrique.

Uma terceira linha de raciocínio questionou a que tipo de preparo Augustus Nicodemus estaria se referindo: “Preparo vivencial ou teológico? Tenho percebido que há uma desarmonia nesses dois. Uns com boa Teologia e má vivência. Outros com boa vivência e má Teologia”, pontuou o Prof. João Felippe Cury.

Reação aguda

O pastor, teólogo e escritor José Gonçalves, membro da Comissão de Apologética da Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil (CGADB), comentou a publicação de Augustus Nicodemus afirmando que a convocação aos reformados traz “de forma subliminar a supremacia da teologia reformada e a ‘problemática’ da práxis pentecostal”.

“Em que sentido os reformados precisam se ‘preparar’ para receber pentecostais? Somente se enxergamos os pentecostais como um grupo inferior ao reformado ou até mesmo subalterno. A imagem é de imigrantes, pessoas desorientadas, confusas e sem rumo em busca de asilo. Seriam os reformados, que se consideram o primeiro mundo da teologia protestante, o porto seguro dos pobres advindos do terceiro mundo, os pentecostais? Se este for o caso seria bom lembrar que a teologia protestante, da qual os reformados se acham os legítimos herdeiros e, por isso mesmo parecem querer patenteá-la, não é e nunca foi cem por cento pura. Nem mesmo cem por cento bíblica! Se há problemas dentro da comunidade pentecostal, da mesma forma dentro do arraial reformado”, criticou Gonçalves em sua página no Facebook.

Por: Gospel Mais

Olá, deixe seu comentário para Augustus Nicodemus fala sobre migração de pentecostais para igrejas reformadas e acende debate

Enviando Comentário Fechar :/