Corpo de Bombeiros alerta para aumento de incêndios durante período de seca em Goiás
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Corpo de Bombeiros alerta para aumento de incêndios durante período de seca em Goiás

  • 20 de julho de 2018
  • 0 Comentários
O clima quente e seco desta época do ano pode contribuir para o aumento dos casos de incêndio. Durante o período de estiagem, as queimadas são mais comuns, já que a vegetação fica seca e o fogo se propaga com mais facilidade. De acordo com o Corpo de Bombeiros, nos seis primeiros deste ano já foram registradas 1659 ocorrências de incêndio em vegetação, sendo 286 na capital.
Neste ano, os incêndios foram registrados, em sua maioria, entre os meses de maio e junho, onde foram registradas 86 e 161 ocorrências respectivamente. Em contraponto, no mês de fevereiro, a corporação registrou apenas sete ocorrências.  O comandante da Operação Cerrado Vivo 2018, Coronel Ulisses José, explica que o aumento dos casos é uma combinação do tempo seco e ação humana, já que muitas pessoas aproveitam da situação para atear fogo em lotes  baldios e vegetações.
“Em maio deste ano nossa equipe flagrou um senhor ateando fogo em um pasto às margens da BR-060, em Rio Verde. Assim que nossa equipe se aproximou, ele jogou o esqueiro no mato e tentou fugir. Nós conseguimos pegar ele e acionamos a Polícia Rodoviária Federal. Esse  tipo de comportamento coloca em risco a fauna e a flora, além de contribuir para acidentes, uma vez que o motorista fica com a visão prejudicada pela fumaça intensa que toma conta das rodovias”, explica o coronel.
Prevenção
Para o comandante da Operação Cerrado VIVO 2018, os trabalhos preventivos são determinantes para que casos de incêndio diminuam. Ele explica que a corporação realiza palestras em escolas, distribui cartilhas, além de oferecer oficina de abafadores para proprietários rurais, para que saibam lidar com um foco de incêndio.Neste ano, a corporação ministrou treinamento com funcionários da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma) de Goiânia, para que os servidores possam conter incêndios nos parques e áreas verdes da capital
A orientação técnica de combate ao fogo foi dada para os funcionários no Núcleo Socioambiental, no Setor Novo Horizonte. O treinamento foi solicitado pelo presidente da Amma, Gilberto Marques Neto. Ele acredita que, em casos de incêndio em algum dos 38 parques da cidade, a ação tem que ser realizada de maneira rápida.
O Corpo de Bombeiros também iniciou parceria com a Secretaria do Meio Ambiente de Aparecida de Goiânia (Semma) neste mês com diversas ações com o objetivo de prevenir e combater focos de incêndio no período seco. O foco do trabalho foi na Serra das Areias, maior área de preservação ambiental do município, onde foram feitos cerca de 600 metros de aceiros para que qualquer foco de incêndio não atinja a área de preservação.
Além do aceiro, serão realizadas ações educativas no sentido de orientar a população sobre os prejuízos provocados por esse tipo de incêndio tanto ao meio ambiente quanto à saúde pública, conscientizando para que não coloquem fogo no lixo doméstico, principalmente às margens da reserva ambiental.
“É muito importante que além da segurança pública, toda a população abrace essa causa para que possamos contribuir para a nossa própria saúde, além de contribuir para a preservação do cerrado e do meio ambiente”, conta Ulisses José.
Crime
De acordo com o Código Penal Brasileiro, no artigo 250, causar incêndio expondo a perigo a vida, a integridade física ou o patrimônio de outrem, a pena é de reclusão que pode variar de três a seis anos e multa. O delegado da Delegacia do Meio Ambiente, Luziano Severino, explica que a multa que pode chegar a milhões, dependendo da quantidade e área atingida.

(maisgoias)

Olá, deixe seu comentário para Corpo de Bombeiros alerta para aumento de incêndios durante período de seca em Goiás

Enviando Comentário Fechar :/