Projeto pioneiro da Ceasa transforma resíduos em adubo
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Projeto pioneiro da Ceasa transforma resíduos em adubo

  • 24 de julho de 2018
  • 0 Comentários

A Usina de Triagem e Compostagem (UTC) das Centrais de Abastecimento de Goiás S/A (Ceasa-GO) já se encontra em funcionamento, por meio dela resíduos orgânicos que antes eram descartados no aterro sanitário da capital são coletados e transformados em adubo. O projeto é pioneiro no Brasil e busca aproveitar o potencial de sustentabilidade do local, que produz aproximadamente 36 toneladas de rejeitos todos os dias, deste total, 92% são resíduos orgânicos.

Desenvolvido pela empresa Neo Organics, através de contrato de concessão de uso, o objetivo final do projeto é a transformação dos resíduos orgânicos em fertilizantes mais benéficos para o solo, obedecendo as especificidades de cada tipo de produto.

Segundo o diretor da Neo Organics, José Rodrigues Oliveira Filho, a Ceasa “enterrava” cerca de R$ 100 mil todos os meses ao mandar os resíduos para o aterro sanitário sem qualquer tratamento. “O resíduo deve voltar para a cadeia produtiva sem deixar rastro, por isso a importância do nosso projeto, que é economicamente viável e ambientalmente correto”, afirma.

Para auxiliar na coleta de resíduos orgânicos, foram instalados cerca de 70 pontos específicos de coleta, as chamadas “bags”, para que os produtores e comerciantes façam o descarte correto dos produtos. Além disso, será feito um trabalho de conscientização dos empresários e trabalhadores da Ceasa-GO sobre a importância da coleta seletiva. “Esse processo passa por uma mudança cultural, por isso faremos visitas de porta em porta nas empresas para apresentar melhor o projeto”, diz José Rodrigues.

O estabelecimento da UTC integra o Plano de Gestão Ambiental, que prevê ações nas áreas de desenvolvimento social, educação ambiental, logística, destinação adequada e reaproveitamento de resíduos sólidos.

Uma vez implantada a usina e a coleta seletiva de forma mais consciente, o cálculo é de que o rateio de coleta de lixo para concessionários e permissionários sofra uma redução de até 35%, com uma economia de mais de R$ 80 mil mensais.

(gov.go)

Olá, deixe seu comentário para Projeto pioneiro da Ceasa transforma resíduos em adubo

Enviando Comentário Fechar :/