Saúde orienta quem deve tomar vacina contra sarampo
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Saúde orienta quem deve tomar vacina contra sarampo

  • 16 de julho de 2018
  • 0 Comentários
A Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS) segue a recomendação do Ministério da Saúde e mantém diferentes esquemas de aplicação das vacinas tríplice viral e tetra viral, que protegem contra o sarampo.
Bebes de 12 meses a quatro anos de idade recebem uma dose da vacina tríplice viral, que consiste na combinação de vírus vivos atenuados contra sarampo, caxumba e rubéola.
Já as crianças de 15 meses recebem a vacina tetra viral, sendo imunizados contra sarampo, caxumba, rubéola e varicela (catapora).
Para indivíduos de cinco a 29 anos de idade que não se vacinaram ou têm o esquema de vacinas incompleto, a SMS aplica duas doses da vacina Tríplice Viral com intervalo mínimo de 30 dias entre as doses. Profissionais de saúde recebem duas doses com intervalo mínimo de 30 dias entre as doses, independente da faixa etária. Já pessoas de 30 a 49 anos de idade recebem dose única da vacina.
As vacinas tríplice viral e tetra viral são disponibilizadas pela Prefeitura nos postos de vacinação espalhados pela Capital. No Centro Municipal de Vacinação e Orientação ao Viajante, no setor Pedro Ludovico, em frente ao Campo do Goiás. O atendimento na unidade é das 8h às 18 h, inclusive nos finais de semana.
'Todos os componentes destas vacinas obrigatórias são altamente eficazes e dão imunidade duradoura por praticamente toda a vida. A proteção inicia-se cerca de duas semanas após a vacinação', explica a diretora de Vigilância Epidemiológica da SMS, Laura Branquinho.
Sarampo
O sarampo é uma doença infecto-contagiosa causada por um vírus chamado Morbillivirus. A enfermidade é uma das principais responsáveis pela mortalidade infantil em países do terceiro mundo e causa de surtos em países desenvolvidos onde a cobertura vacinal não é alta. Em Goiás não há registro de casos desde 1999.
(Gov,GO)

Olá, deixe seu comentário para Saúde orienta quem deve tomar vacina contra sarampo

Enviando Comentário Fechar :/