Notícias da 20ª Legislatura ativam crescimento nas redes da Alego

As novidades da 20ª Legislatura têm chamado a atenção da população e estimularam o crescimento de 27% na quantidade de seguidores nas redes sociais da Assembleia de Goiás. Buscando levar o Parlamento goiano para mais próximo do povo, a Alego mantém regularmente perfis no Facebook, Instagram e Twitter. A soma total dos três perfis saltou de 56.224 para 58.899, sendo o Instagram o maior responsável pelo crescimento. Os dados correspondem ao período entre 1º de janeiro de 2023 e 22 de março do mesmo ano.
No Brasil, 70% das pessoas consomem conteúdo noticioso mais de uma vez ao dia, aponta levantamento da Teads. Em sua edição mais recente do estudo “Digital News Report”, a Reuters Institute ressaltou o crescimento global das redes sociais e outras plataformas digitais como fontes de informação. Segundo a pesquisa, mais da metade dos brasileiros, 64%, busca notícias on-line.

Buscando levar o Parlamento goiano para o mais próximo possível de onde o povo está, a Alego mantém regularmente perfis no Facebook, Instagram e Twitter. E é um esforço empreendido pela seção de Publicidade, Imagem e Identidade Corporativa (SPI), que faz parte da Diretoria de Informação e Marketing, que tem rendido bons resultados.

Na comparação do primeiro trimestre de 2023 com os três meses imediatamente anteriores, houve um aumento de 27% no número de seguidores. A soma total dos três perfis saltou de 56.224 para 58.899, sendo o Instagram o maior responsável pelo crescimento. Os dados correspondem ao período entre 1º de janeiro de 2023 e 22 de março do mesmo ano.

Levando em conta a união das três redes sociais, o número de contas alcançadas foi de 439.606, 75,8% a mais do que o resultado entre outubro e dezembro. Ao considerar o alcance entre perfis que não estavam seguindo a Casa, a taxa cresceu 85%.

O diretor da SPI, Vinícius Vilela, pondera que os resultados positivos têm relação direta com as novidades trazidas pelo início da 20ª Legislatura. “A chegada de novos deputados e deputadas trouxe consigo uma renovação do interesse e, consequentemente, mais seguidores nas redes da Assembleia”, analisa.

Durante o período abarcado pelo relatório, o conjunto dos perfis totalizou 2.108 publicações. Facebook e Instagram respondem, cada um, por 912, e, Twitter, por 284 posts.

Resultados positivos

Na avaliação de uma das servidoras que atua como social media da Alego, Maria Rita Rocha, o principal destaque do relatório é o acréscimo em engajamento. Na área do marketing, essa é a métrica que mensura quando um usuário interage ativamente com o post da rede social – seja por curtida, comentário ou compartilhamento. Resultados positivos no engajamento refletem o sucesso no envolvimento dos seguidores.

“Com o início da 20ª Legislatura, muitos deputados novos trouxeram seus públicos virtuais para as redes da Casa. E o ganho acabou se traduzindo em mais interações nos nossos perfis. São pessoas interessadas em conhecer o Parlamento goiano para acompanhar seus deputados de perto”, considera Maria Rita.

Alcance das publicações

A quantidade de impressões, isto é, quantas vezes um post foi visto, mesmo quando um único usuário entrou em contato com ele mais de uma vez, registradas foi de 3.628.133. Tendo em vista essa métrica, as publicações de destaque do período são um reels sobre o projeto Alego Ativa, que recebeu quase 114 mil impressões e, com mais de 28 mil impressões, o perfil parlamentar do deputado Fred Rodrigues (DC).

A maioria dos seguidores, 41%, é de Goiânia, ranking seguido por Aparecida de Goiânia (7,2%), Anápolis (3,6%) e Rio Verde (2,4%). A quantidade de homens e mulheres é equilibrada, sendo o público composto por 50,1% delas e 49,8% deles.  A maior parte das pessoas tem entre 25 e 44 anos de idade.

A estratégia na administração das redes não mudou com a nova Legislatura, explica Maria Rita, e a abordagem continua tendo como foco a transparência. Apesar disso, as novidades nos corredores da Alego, como a agenda cultural movimentada e as audiências públicas, têm se refletido no conteúdo e no próprio público.

“Vimos que o povo goiano tem buscado participar das ações. É um aumento na troca entre o Legislativo e a sociedade que é muito positiva”, afirma.

No início de abril, período não contemplado pelo relatório, a Casa alcançou a marca de 40 mil seguidores no Instagram. Os números são um sinal do interesse dos goianos pelo Legislativo, que, por sua vez, investe cada vez mais em seu foco de servir à população.