Estudante de Itumbiara representará Goiás no Programa Jovem Senador

Nathállya Mendes do Carmo vai representar Goiás na Semana de Vivência Legislativa, no Congresso Nacional, em Brasília

Semana da Vivência Legislativa ocorre em Brasília, de 21 a 25 de agosto. É a segunda vez que aluno do CEPMG Dionária Rocha vence o concurso e vai representar o estado no programa

A estudante Nathállya Mendes do Carmo – aluna da 2ª série do Ensino Médio do Colégio Estadual da Polícia Militar de Goiás (CEPMG) Dionária Rocha, de Itumbiara – vai representar Goiás na Semana de Vivência Legislativa, que ocorre em Brasília entre os dias 21 a 25 de agosto.

O anúncio do nome da jovem estudante, representante do estado no concurso de redação do Programa Jovem Senador 2023, foi feito pela Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc/GO) na sexta-feira (16/06), por meio da Coordenação de Juventudes.

A notícia foi recebida com entusiasmo pela aluna, juntamente com sua mãe, Islaine Maria; seu professor de Produção Textual, Romes José Lopes; o gestor da unidade escolar, Ten. Coronel Daniel Rodrigues; e a equipe da Coordenação Regional de Educação (CRE) de Itumbiara.

É a segunda vez que um jovem senador é estudante da unidade escolar, a primeira vez foi na edição de 2019. Segundo o Ten. Coronel Daniel Rodrigues, é uma grande satisfação para o CEPMG Dionária Rocha. “Foi uma surpresa saber que, novamente, a jovem senadora que representará Goiás é nossa aluna”, afirmou ele.

Para a estudante, que declara gostar de leitura e escrita, a experiência será muito boa. “A escrita para mim é uma forma de expressar e eu acredito que escrever ajuda bastante no processo de desenvolvimento intelectual.”

Nota 10 em resultados
Não é de hoje que esta escola da rede pública estadual de Itumbiara vem apresentando bons resultados nos projetos e programas desenvolvidos e apoiados pela Seduc/GO. O CEPMG Dionária Rocha tem sido referência pela boa participação e desempenho dos estudantes.

Além da Nathállya, outros estudantes têm alcançado destaque em concursos, como é o caso do aluno Gabriel Umbelino, da 1ª série do Ensino Médio. Ele é medalhista de ouro da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) de 2022.

De acordo com o gestor da unidade escolar, o importante é envolver os estudantes em diferentes áreas, projetos e oportunidades. “Eu costumo dizer que ninguém é polivalente, então nós deixamos os nossos alunos escolherem e expor o que eles querem fazer, a partir do desenvolvimento de cada um.”

Jovem Senador
O Programa Jovem Senador tem como objetivo proporcionar aos estudantes das redes públicas estaduais de Educação conhecimentos específicos acerca da organização e funcionamento do Poder Legislativo no Brasil.

Ao todo, são selecionados 27 estudantes, um de cada estado brasileiro, para participarem da Semana de Vivência Legislativa, em Brasília, onde será simulada a atuação dos senadores, com a discussão e elaboração de sugestões de leis.

Foto: Divulgação – Seduc-GO / Secretaria de Estado da Educação – Governo de Goiás