#GOIÂNIA: Celebração do Dia C Goiás leva 5 mil pessoas ao Jardim Botânico

Evento promovido pelo Sistema OCB/GO, com apoio de cooperativas, poder público e instituições parceiras ofereceram serviços diversos de atenção à saúde e atrativos culturais e de lazer para a população goianiense

Com o tema “Cooperar faz bem para a Saúde”, a campanha Dia C 2023 em Goiás reuniu cerca de 5 mil pessoas no Jardim Botânico de Goiânia na manhã deste sábado (01/07). A reserva ambiental também foi o palco para a celebração do Dia Internacional do Cooperativismo e recebeu como legado do evento um viveiro de mudas e um berçário de plantas (horto medicinal), com capacidade para produção de 5 mil mudas mensais, que serão disponibilizadas à população goianiense. Dois pergolados também serão concluídos até o fim do mês de julho, juntamente com as demais benfeitorias.

Parceiro do Sistema OCB/GO no Dia C Goiás, o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, ressaltou em seu discurso a importância do apoio mútuo entre o cooperativismo e o poder público para promover a qualidade de vida na cidade. “Não fazemos nada sozinhos, precisamos estar juntos trabalhando para que Goiânia tenha o melhor. Somos a capital mais verde do Brasil, a segunda mais verde do mundo e trabalhos como este (parceria do cooperativismo na melhoria do Jardim Botânico) nos tornará a cidade mais verde do mundo”, anunciou.

Rogério Cruz ressaltou ainda que a celebração do Dia C GO no Jardim Botânico, junto com as cooperativas, traz conhecimento e desperta a consciência ambiental entre os goianienses. “Se cada um fizer a sua parte, com certeza teremos uma cidade mais verde e mais limpa a cada dia”, enfatizou.

Presidente do Sistema OCB/GO, Luís Alberto Pereira também ressaltou a importância das parcerias com o poder público, as instituições e as cooperativas. “São 10 anos de celebração do Dia C em Goiânia, ampliando e fortalecendo parcerias. Nesse período, já atendemos mais de 450 mil pessoas e, como já é um marco desse grande evento, estamos prestando serviços e levando lazer e alegria para a população, reforçando os laços com as cooperativas e deixando importantes benefícios para o Jardim Botânico”, ressaltou.

Para o vereador Denício Trindade, autor da lei que instituiu a Semana do Cooperativismo no calendário oficial de eventos de Goiânia, os 10 anos de celebração do Dia C GO na cidade mostram o compromisso desse modelo de negócios com a comunidade. “É muito importante esse trabalho desenvolvido pelo presidente Luís Alberto à frente do Sistema OCB/GO e que mostra a preocupação com o meio ambiente, com a saúde e a qualidade de vida das pessoas. Em Goiás, o cooperativismo reúne mais de 450 mil cooperados em 290 cooperativas, que geram mais de 15 mil empregos. Nessa celebração, realizada anualmente, podemos ver a força desse movimento”, ressaltou.

Fotos: Sílvio Simões
Fotos: Sílvio Simões

O público que compareceu ao Jardim Botânico teve a oportunidade de fazer consultas oftalmológicas, tomar vacinas contra influenza e covid-19, fazer testes de hepatite, HIV e sífilis, aferir a pressão e a glicemia, fazer ginástica laboral, alongamento e aprender noções de primeiros socorros. Uma unidade móvel do Hemocentro serviu como incentivo para as pessoas que quiseram fazer a doação de sangue e medula óssea.

Também foram realizadas oficinas de artesanato, bordado e finanças, entre várias outras atividades. A programação voltada para as crianças contou com minicurso de educação financeira, atividades de leitura e distribuição de livros, cachorro-quente, pipoca, algodão-doce, picolés e cataventos. As crianças ainda tiveram acesso gratuito a diversos brinquedos de uso coletivo.

Tema escolhido

A cada ano, o Sistema OCB/GO adota um dos temas pertinentes aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) para ancorar a campanha do Dia C Goiás. Em 2023, foi escolhida a ODS número 3, Saúde e Bem-Estar: assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades. Essa estratégia garante um foco único de todas as cooperativas no tema escolhido, dá mais abrangência, visibilidade e traz mais resultados práticos à comunidade.

A campanha Dia C em Goiás teve a celebração deste sábado como evento principal, mas a programação continua, no dia 16 de julho, domingo, também no Jardim Botânico, com a realização da 1ª Corrida do Cooperativismo, com previsão de 1,3 mil participantes.

A programação do Dia C GO será encerrada com o show do cantor Renato Teixeira, no Centro Cultural Oscar Niemeyer, na sexta-feira, dia 21 de julho. A promoção é do Sistema OCB/GO, em parceria com o Sesc-GO e o governo de Goiás.

Parceiros do evento

Foram parceiras na celebração do Dia C 2023 em Goiás as cooperativas Unimed Goiânia, Coopanest-GO, Sicoob Credijur, Uniodonto Goiânia, Cooperbelgo, Sicoob Crediadag, Cartago, Bordana, Sicoob Secovicred, Sicoob Nova Central, Sicoob Credi-Rural, Sicredi Cerrado GO, Cooperabs, Sicoob Engecred, Sicoob Unicentro Br e Cooprec. O evento também contou com o apoio do governo de Goiás, por meio das secretarias da Retomada, Esporte, Saúde e Cultura, Crer e Detran; Prefeitura de Goiânia, por meio da Amma;  além da  instituição Mi Au, Sesc-GO e Hemocentro.