Ministro Alexandre Padilha descata “Estado de Goiás é um dos que mais cresce no Brasil” durante visita a Caiado

Em agenda na região metropolitana de Goiânia, ministro das Relações Institucionais reconhe pujança econômica do estado, que cresce acima da média nacional

O governador Ronaldo Caiado recebeu, neste sábado (1º/07), no Palácio das Esmeraldas, em Goiânia, o ministro das Relações Institucionais do Governo Federal, Alexandre Padilha, que estava cumprindo agenda na região metropolitana da capital. Dentre os temas que pautaram o encontro, o Plano de Investimentos de Goiás, o retorno do programa de habitação ‘Minha Casa Minha Vida’ e a Reforma Tributária.

“Disse a ele que essa Reforma Tributária do jeito que está realmente não atende de maneira nenhuma os interesses dos entes federados e muito menos os estados em desenvolvimento, como é o caso de Goiás”, explicou Caiado após a reunião. No decorrer desta semana, o chefe do Executivo goiano deve voltar a Brasília para debater o projeto.

“O Governador Ronaldo Caiado tem sido um parceiro importante na defesa dessa articulação entre o Governo Estadual e o Governo Federal. Goiás é um dos estados que mais cresce no Brasil, movido pelo agronegócio, pela industrialização, políticas sociais. Nós reforçamos aqui, nessa visita, essas parcerias”, reconheceu Padilha.

O ministro disse ainda que essa semana será movimentada na Câmara e no Senado com mais debates sobre a Reforma Tributária. A previsão é que a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) sobre o arcabouço fiscal seja votado no Congresso Nacional neste mês de julho.

“O Brasil está num momento importante. Inflação sendo controlada, emprego retomado, a força do agronegócio, o país reposicionado no modo de atrair investimento internacionais, aumentando comércio exterior. O Governo Federal e o Congresso Nacional construíram todas as condições para que a gente possa retomar o crescimento de forma sustentável no nosso país”, sublinhou.

Ronaldo Caiado recebe ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, no Palácio das Esmeraldas, em Goiânia
Ronaldo Caiado recebe ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, no Palácio das Esmeraldas, em Goiânia

Minha Casa, Minha Vida
Retomado no início deste ano pelo presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, o programa de habitação ‘Minha Casa Minha Vida’ também foi discutido durante o encontro. O ministro Alexandre Padilha afirmou que a União irá disponibilizar terrenos para Goiás. “Temos prédios aqui na região central de Goiânia que podem ficar à disposição para obras de moradia”, explicou.

A exemplo da iniciativa do Governo Federal, em Goiás, o programa ‘Pra Ter Onde Morar – Construção’, criado pela atual gestão e executado pela Agência Goiana de Habitação (Agehab), também ajuda famílias de baixa renda a conquistarem a moradia própria. “Mostramos que não se pode ter concentração das políticas habitacionais apenas nas grandes cidades, mas que as pequenas também deverão ser atendidas”, concluiu o governador.

Também acompanharam o encontro, o secretário Executivo do Ministério de Relações Institucionais, Olavo Noleto; o chefe do gabinete Sérgio Alberto Dias; assessores especiais do Governo Federal; além das deputadas federais Adriana Accorsi e Flávia Morais, e o deputado estadual George Morais.

Fotos: Wesley Costa / Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás