Governo de Goiás divulga resultado preliminar no PAA Goiás 2023, com 842 propostas classificadas

Número de cadastros superou a meta inicial. Interessados têm prazo para recursos até 9 de agosto. Resultado definitivo sai no dia 17

O Programa de Aquisição de Alimentos Estadual (PAA Goiás 2023) entrou em nova fase na última quarta-feira (2/8), com a divulgação, no Diário Oficial do Estado (DOE), do resultado preliminar do cadastramento de agricultores familiares para o fornecimento de itens hortifrutigranjeiros a serem doados para entidades sociais. A Comissão Especial do PAA Goiás 2023 recebeu 1.954 propostas. Deste total, 1.032 foram deferidas. As propostas foram então ranqueadas, conforme os 17 pontos de priorização estabelecidos no edital de Chamamento Público nº 001/2023-Seapa, e 842 delas foram consideradas classificadas.

Confira o Resultado Preliminar: https://www.agricultura.go.gov.br/files/2023/PAA/PAAGoias2023-ResultadoPreliminar-02082023.pdf

A partir de agora, os interessados terão prazo de 7 dias (de 3 a 9 de agosto) para apresentarem recursos às decisões. A Comissão Especial do PAA Goiás 2023 analisará os recursos no período de 10 a 16 de agosto. O resultado definitivo será publicado no DOE no dia 17 de agosto.

“Foi um período muito intenso de trabalho para as equipes das Seapa e da Emater, que mobilizaram produtores em todo o Estado. Devido ao volume de recursos disponíveis, R$ 12 milhões, tínhamos uma meta inicial de captar 800 propostas. Recebemos quase duas mil manifestações de interesse e conseguimos superar aquela meta inicial, chegando a 842 propostas classificadas”, comemora o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Pedro Leonardo Rezende. “O trabalho está apenas começando. Vamos cumprir as etapas restantes do edital e depois focar na produção e repasse destes alimentos às famílias carentes”, acrescenta.

As 1032 propostas deferidas tiveram origem em 136 municípios. Formosa (97), Minaçu (55) e Morrinhos (45) foram os municípios com mais cadastros. Ao todo, 145 produtos diferentes foram ofertados, sendo os maiores volumes de mandioca, melancia e milho verde. A mandioca também esteve entre os itens mais citados nos projetos, logo atrás da couve e do cheiro verde. Outra curiosidade é que, das 842 propostas classificadas, 54% foram enviadas por mulheres; os homens responderam por 46%.

Saiba mais
A Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e a Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) são gestoras do PAA Goiás 2023, em parceria com o Gabinete de Políticas Sociais (GPS) e a Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), via Goiás Social.