Vanderlan, Adriana e Gayer seguem próximos na disputa pela prefeitura da Capital

Levantamento divulgado pelo Instituto Gazeta de Pesquisas mostra que o atual prefeito Rogério Cruz (Republicanos) é o candidato mais rejeitado na disputa pela Prefeitura de Goiânia (Gráfico 1). De acordo com a pesquisa, 16,4% dos entrevistados declararam não votar nele de forma alguma.

O segundo lugar no ranking de rejeição é ocupado por Marconi Perillo (PSDB), com 16,3%. A deputada federal Adriana Accorsi (PT) surge em terceiro, com 13,5%.

No que diz respeito às intenções de voto, Gustavo Gayer (PL) desponta como líder na pesquisa espontânea (Gráfico 2), alcançando 7,7%. Em segundo lugar, o senador Vanderlan Cardoso (PSD) surge com 4,4%, empatando com a deputada federal Adriana Accorsi, que ocupa o terceiro lugar. No entanto, 69,5% dos entrevistados não souberam responder.

Já na pesquisa estimulada (Gráfico 3), onde os nomes dos pré-candidatos são apresentados, Vanderlan Cardoso assume a liderança com 17,6% das intenções de voto. A deputada federal Adriana Accorsi conquista a segunda colocação, com 15,2%. Em seguida, Gustavo Gayer e Bruno Peixoto (UB) aparecem com 14,4% e 10,5%, respectivamente. O atual prefeito Rogério Cruz e o ex-governador Marconi Perillo compartilham a sequência com 7,1%.

METODOLOGIA

Os dados foram coletados em Goiânia no período de 07 de março de 2024 a 08 de março de 2024, abrangendo entrevistas com moradores de 16 anos de idade ou mais. A seleção das pessoas entrevistadas seguiu quotas proporcionais às variáveis de sexo, faixas etárias, escolaridade e faixas de renda.

No total, foram realizadas 800 entrevistas, utilizando questionários estruturados de acordo com os objetivos da pesquisa.

Quanto ao intervalo de confiança, com um grau de confiabilidade de aproximadamente 95%, a margem de erro estimada para a amostra total é de 3,4 pontos percentuais para mais ou para menos, não sendo aplicável a cruzamentos ou filtragens de dados.

A pesquisa foi devidamente registrada no Tribunal Superior Eleitoral, sob o n.º GO-05716/2024.

 


source

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *