Prefeitura de Caldas Novas instala “botão de alerta” nas 37 unidades escolares do município

Medida tem como objetivo atuar na prevenção de possíveis ataques às escolas

A Prefeitura de Caldas Novas anunciou, nesta terça-feira, 18, a instalação do botão de alerta nas 37 unidades escolares do município. Trata-se de mais um instrumento para assegurar alunos, professores e profissionais da educação diante das ameaças a ataques às escolas.

Segundo o prefeito Kleber Marra, o botão de alerta será um canal direto com a empresa especializada em segurança, Liderseg. “Um treinamento será ministrado aos diretores, coordenadores e profissionais de ensino pela empresa responsável, onde todo o procedimento de acionamento deste botão será tratado”, explicou.

Durante a reunião no Centro de Formação Continuada, realizada por profissionais de Educação, Polícia Militar e Superintendência Municipal de Mobilidade (SMM), o proprietário da empresa, explicou como, e em quais situações, poderá ser utilizado o botão de alerta.

Caso uma possível ameaça seja detectada, o profissional responsável acionará o botão, onde soará uma grande sirene, e em seguida, todo o restante dos profissionais de ensino, estarão preparados e treinados para trancar as portas das salas de aula. Ao mesmo tempo que, após o acionamento do botão do pânico, a empresa Liderseg acionará a Policia Militar para que seja deslocada a equipe mais próxima da unidade, para averiguação.

Além da implantação do dispositivo, a empresa Liderseg já iniciou desde ontem, segunda-feira, 17, uma vigilância pelas unidades de ensino, somando ao trabalho de ronda escolar que está sendo realizado também pela PM e SMM.

A secretária de Educação Vanessa Oliveira ressaltou também, que a medida é preventiva. “Que fique claro, nós estamos apenas nos prevenindo e jamais esperamos chegar a esse ponto, o que estamos fazendo é proteger ao máximo nossas crianças, alunos e profissionais da educação”, concluiu.