Operação do MPGO apura venda ilegal de lotes públicos em Morrinhos

Dois investigados foram presos por tentar obstruir investigação

Como decorrência da operação deflagrada pelo Ministério Público de Goiás (MPGO) no início deste mês em Morrinhos, foram cumpridos hoje (16/5) mandados de prisão preventiva contra dois investigados – um ex-dirigente cartorário e um servidor público municipal – que estariam agindo de maneira a atrapalhar as investigações.

A atuação do promotor de Justiça Guilherme Vicente de Oliveira, da 2ª Promotoria de Morrinhos, em parceria com a Polícia Civil, busca desarticular uma associação criminosa composta de servidores públicos do município e cartorários. O grupo estaria voltado para a prática de crimes de falsificação de documentos e de peculato, consistente na apropriação de dinheiro do imposto de transmissão de bens imóveis (ITBI) e de lotes públicos.

As prisões efetuadas hoje, de acordo com a Polícia Civil, são resultantes do comportamento dos investigados, que estariam mantendo contato com testemunhas, com a intenção de “comprar” o silêncio, por meio de influências administrativas, tendo como objetivo se esquivar da responsabilidade criminal.

Assim, a autoridade policial representou e o Poder Judiciário, após parecer favorável do Ministério Público, expediu os mandados, que foram cumpridos hoje pela Polícia Civil. A investigação teve início em 2022, a partir de informações apresentadas ao MPGO pela atual gestão municipal, que relatou a transferência fraudulenta de 11 lotes públicos a particulares e parentes de servidores públicos no final da gestão anterior.

A auditoria constatou que valores do imposto ITBI não haviam entrado nas contas municipais, tendo causado prejuízo estimado de R$ 3 milhões. Leia detalhes da operação no Saiba Mais.

(Texto: Cristina Rosa/Assessoria de Comunicação Social do MPGO, com informações da Polícia Civil – foto: João Sérgio)