Trabalhamos para ter resultados que já são nítidos em Goiás”, diz Caiado em reunião do Conselho Deliberativo da Sudeco

Evento reúne representantes governamentais e da sociedade civil para discutir estratégias e tomar decisões para o desenvolvimento da região Centro-Oeste. Propostas de Goiás foram aprovadas por unanimidade

O governador Ronaldo Caiado participou, por videoconferência, nesta quinta-feira (06/07), da 18ª Reunião Ordinária do Conselho Deliberativo do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Condel), em Brasília. O evento reuniu representantes dos entes federativos dos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal e Goiás para discutir estratégias e tomar decisões visando o desenvolvimento da região.

As duas propostas apresentadas por Goiás na reunião foram aprovadas de forma unânime. A inclusão do financiamento de animais de serviços, especificamente, para a lida da atividade de pecuária de corte e leite; e a alteração no prazo para início dos desembolsos financeiros por parte das empresas financiadas pelo Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO). Entre o segundo semestre de 2022 e o primeiro semestre de 2023, das propostas acima de R$ 10 milhões, o Estado contratou 12 operações com recursos do FCO, o que representou investimentos de R$ 228 milhões.

“Nós trabalhamos fortemente para ter resultados que hoje já são nítidos no nosso estado”, afirmou o chefe do Executivo goiano. Caiado disse ainda que Goiás está cumprindo com a norma constitucional do FCO que é de “dar condição de competitividade às pessoas que de certa forma são excluídas de qualquer crédito pelas linhas normais do sistema financeiro”, explicou.

Na reunião também foram debatidos projetos ligados ao cooperativismo. O Governo de Goiás solicitou que as agroindústrias vinculadas a cooperativas sejam incluídas como operação rural. A proposta recebeu apoio do ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional e presidente do Conselho do Condel, Waldez Góes, e de governadores, e deve ser votada na próxima reunião.

Também estiveram na pauta a criação de linha de financiamento para irrigação e drenagem; criação de condições favoráveis de carência, prazo e limite aos financiamentos concedidos a empreendimentos dirigidos por mulheres, além de estabelecer o montante de repasse de recursos do FCO para financiamento do Programa Nacional de Microcrédito Produtivo Orientado.

Durante o evento, foi apresentado ainda pelo ministro Waldez Góes, o Plano Regional de Desenvolvimento do Centro-Oeste (PRDCO) para o exercício 2024/2027, que visa reduzir as desigualdades regionais, incrementar a competitividade da economia, além da inclusão social e proteção ao meio ambiente.

“A gente recebe a recomendação diária do presidente Lula para dialogarmos com todos os entes federados, através da relação com os prefeitos, governadores e os representantes da população e dos estados, que são parlamentares. Isso tem criado um novo clima de relação e convivência entre os diferentes”, destacou o ministro. “Precisamos que as políticas públicas ao serem formuladas, modernizadas e executadas, compreendam isso”, acrescentou.

Sobre o Condel
Criado pela Lei Complementar nº 129, de 8 de janeiro de 2009, o Conselho Deliberativo do Desenvolvimento do Centro-Oeste é um órgão de administração colegiada, instituído como instância de deliberação superior da Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco).

O Condel é responsável por promover por meio de estratégias e políticas específicas, o desenvolvimento econômico, social e sustentável do Centro-Oeste. Durante as reuniões ordinárias, os membros do conselho discutem questões relevantes para a região Centro-Oeste, como infraestrutura, agronegócio, turismo, meio ambiente, educação, saúde e segurança.

Fotos: André Saddi / Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás