Sistema Penal do Tocantins inicia turma do curso de Olericultura para presos

 

O Sistema Penal do Tocantins iniciou mais uma turma do curso profissionalizante de Olericultura para 10 custodiados da Unidade Penal Regional de Palmas (UPRP). Esta é a primeira turma de 2024, em Palmas, fruto da parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Tocantins (Senar/TO).

 

Trabalhador na Olericultura Convencional

 

Durante o curso, que vai até o dia 23 deste mês e com carga horária de 40 horas, os presos vão aprender sobre implantação, manejo e preparo do solo, manejo e condução da horta e pós-colheita.

 

O policial penal Norton Netto, representando a Gerência de Reintegração Social, Trabalho e Renda do Preso, falou sobre as tratativas para trazer o curso para a UPRP. “O Senar [Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Tocantins] já é um parceiro desde 2021 e a gente ficava mais na Fazenda Agropecuária, em Cariri. É a primeira vez que nós conseguimos trazer para uma das maiores hortas das unidades, a de Palmas, e esse curso vai contribuir e muito, uma vez que hoje, a maior parte do consumo pela cozinha aqui da unidade vem da horta”, explicou.

 

Aula inaugural

 

Durante a aula inaugural, marcaram presença, o representante da Central de Monitoramento Eletrônico de Pessoas (Cemep), Davi Alencar de Souza; a representante da New Life, Naina Belém; representando a gerente de Assistência em Saúde do Sistema Penal, Sandra Veloso; representando o Escritório Social, Luciana Porto; o professor do Senar, Jailson Gomes; o chefe de segurança da Unidade Penal Regional de Palmas, Jardel Dias; além da analista e assistente social, Eliana Pereira, representando o Sistema Socioeducativo.

 

O custodiado E.P.S. falou sobre mais essa preparação para o mercado de trabalho. “Minha mãe trabalhava com hortaliça e eu sempre ajudei ela, mas não tinha interesse de seguir em frente e esse curso é muito importante pra gente que, além de tá pegando uma profissão, a gente sai daqui já capacitado pra outro serviço”, afirmou.


source

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *