Após renúncia de Paulo Cézar, AD Belo Horizonte realiza eleição para novo presidente nesta segunda; dois nomes ganham força
BELO HORIZONTE (MG) — A Assembleia de Deus de Belo Horizonte realiza nesta segunda-feira, 31/08/2026, uma eleição interna para escolher o novo pastor-presidente, após a renúncia de Paulo Cézar Pereira. Segundo apuração com fonte ligada ao meio assembleiano mineiro, a votação ocorre entre pastores do campo ministerial, com início previsto por volta das 9h30 e encerramento próximo das 11h30.
Até a manhã desta segunda, o site oficial da ADBH ainda listava Paulo Cézar Pereira como pastor-presidente. Na página institucional, ele também aparece como vice-presidente da Convenção de Ministros das Assembleias de Deus do Estado de Minas Gerais (COMADEMG) e suplente no cargo de secretário da CGADB.
Nos bastidores, os nomes mais citados para a sucessão são os pastores Laércio Rodrigues, apontado como atual vice-presidente da igreja, e Edson Ramos, também ligado ao campo ministerial de Belo Horizonte. Um terceiro nome chegou a ser mencionado, mas, segundo a mesma fonte, desistiu antes da votação. O resultado oficial depende de confirmação pela própria igreja ou por ata da assembleia.
Paulo Cézar Pereira assumiu a presidência da Assembleia de Deus Ministério Belo Horizonte em 07/07/2022, durante Assembleia Geral de Membros, sucedendo o pastor Simoni Hélio de Moraes. À época, a posse foi divulgada pela ADBH, que registrou culto de ação de graças no Templo Central, na capital mineira. Segundo informações institucionais, o campo belorizontino reúne milhares de membros, centenas de congregações e milhares de obreiros.
A renúncia de Paulo Cézar ocorre em meio a intensa movimentação interna. Publicações em redes sociais voltadas ao público assembleiano afirmam que a saída teria sido de caráter obrigatório, em razão de normas estatutárias. Há relatos de bastidores sobre acusações envolvendo sua conduta, mas a reportagem não teve acesso, até o momento, a documentos, vídeos, ata oficial ou manifestações diretas das partes que permitam tratar essas alegações como fato confirmado. Assim, a informação verificada é a sucessão em curso e a mobilização para a escolha do novo presidente. A redação acompanha eventuais manifestações oficiais da ADBH, da COMADEMG e do próprio pastor Paulo Cézar Pereira.
A troca no comando da AD BH se soma a outros casos recentes de renúncia, afastamento ou disputa por liderança em igrejas brasileiras. Entre os episódios noticiados nos últimos meses estão a renúncia de Kenner Terra, a posterior confirmação de sua saída da IBAB e a crise de liderança na Manah Church. Esta matéria será atualizada assim que houver confirmação oficial do novo presidente da Assembleia de Deus Ministério Belo Horizonte.
Correções: Encontrou um erro? Fale com a redação: [email protected].
Fonte: Fuxico Gospel
Fonte: Fuxico Gospel