Favela 3D chega a Goiânia: JK Lab inédito no Centro-Oeste vai oferecer cursos gratuitos a 600 moradores
O Goiás Social, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), inaugurou na quarta-feira (14/01) um laboratório para cursos de tecnologia no Residencial JK, na Região Noroeste de Goiânia. O espaço, chamado JK Lab, integra o projeto Favela 3D – Digna, Digital e Desenvolvida, da organização Gerando Falcões, inédito no Centro-Oeste e implantado em parceria com o Governo de Goiás.
O JK Lab será um ponto de acesso à informação, tecnologia e qualificação profissional para mais de 600 moradores do bairro, com oferta gratuita de estrutura e capacitações, incluindo pacote Office, internet, manutenção de computadores, marketing e outras formações. O primeiro curso, focado em Excel, está previsto para o início de fevereiro.
“Estamos fazendo parte de uma revolução que vai acontecer aqui, em parceria com a Gerando Falcões, que é referência no mundo. Vamos transformar a comunidade e ficamos felizes que o primeiro passo esteja sendo dado com tecnologia, preparando crianças, jovens, adultos e idosos para que saiam da pobreza”, afirma o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Goiás, José Frederico Lyra Netto.
Os equipamentos do laboratório foram disponibilizados pelo programa Sukatech, iniciativa do Goiás Social que recupera resíduos eletrônicos e os converte em oportunidades de aprendizagem, qualificação profissional e acesso à tecnologia. O espaço também contará com outras ações do Governo de Goiás.
Além da formação técnica, o Favela 3D terá uma coordenação de geração de renda responsável por articular parcerias com empresas e ampliar o acesso da comunidade a oportunidades de emprego, alinhadas às qualificações oferecidas no local. O projeto envolve ainda a Prefeitura de Goiânia e outros parceiros, com duração prevista de dois anos e foco na transformação social integrada do bairro.
“Essas primeiras entregas em Goiás representam o início concreto da transformação sistêmica que queremos promover no bairro JK. O Favela 3D nasceu para romper ciclos históricos de pobreza e garantir dignidade aos moradores das favelas brasileiras, a partir de soluções integradas, cocriadas com a comunidade e para a comunidade”, destaca o CEO e fundador da Gerando Falcões, Edu Lyra.
Outra frente em andamento é o programa Decolagem, que já atende 150 famílias. A iniciativa segue uma trilha individualizada, com escuta ativa, diagnóstico das necessidades e construção conjunta de metas para promover empoderamento e melhoria real das condições de vida. As informações são registradas em um aplicativo próprio, formando uma base de dados em tempo real para acelerar a emancipação social.
A jornada de metas contempla áreas como saúde, educação, autonomia da mulher e geração de renda. Como parte das entregas iniciais, também foi inaugurada a sede comunitária do Favela 3D, que funcionará como espaço de trabalho da equipe e ponto de apoio aos moradores, com atendimentos psicossociais, encaminhamentos para órgãos públicos e orientações para garantia de direitos do cidadão.
Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) – Governo de Goiás.
Fonte: Governo de Goiás
Fonte: Governo de Goiás