Voltar às notícias

Goiás convoca jovens de 15 a 19 anos para vacina do HPV; dose única e prazo prorrogado até o 1º semestre de 2026

Goiás convoca jovens de 15 a 19 anos para vacina do HPV; dose única e prazo prorrogado até o 1º semestre de 2026

O Governo de Goiás convoca adolescentes e jovens de 15 a 19 anos que ainda não receberam a vacina contra o papilomavírus humano (HPV) a procurarem uma unidade de saúde para se imunizar. A mobilização acompanha, no primeiro semestre de 2026, a prorrogação da estratégia nacional de resgate vacinal definida pelo Ministério da Saúde.

A ação é executada pela Superintendência de Vigilância em Saúde (Suvisa) da Secretaria de Estado da Saúde (SES). A vacinação de rotina contra o HPV segue destinada a meninas e meninos de 9 a 14 anos.

Com a ampliação temporária, jovens não vacinados de 15 a 19 anos também podem receber o imunizante gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A estratégia, que se encerraria em 31 de dezembro de 2025, foi estendida até o final do primeiro semestre de 2026. Desde 2024, o esquema vacinal é de dose única, o que facilita a adesão. A SES reforça que a imunização é a principal forma de prevenir não apenas o câncer do colo do útero, mas também outras doenças causadas pelo vírus.

Goiás conta com mais de mil salas de vacinação, e o imunizante está disponível em todos os municípios. A subsecretária de Vigilância em Saúde da SES, Flúvia Amorim, orienta pais, responsáveis e jovens: "A vacina contra o HPV é uma das ferramentas mais eficazes que temos para prevenir cânceres que podem ser evitados. Estamos convocando todos os jovens de 15 a 19 anos de Goiás a aproveitarem essa prorrogação e colocarem a caderneta em dia. A proteção começa agora e dura para a vida inteira".

Para se vacinar, basta comparecer a uma unidade de saúde com a caderneta de vacinação e um documento de identidade. A prevenção é apontada como o melhor caminho para reduzir os casos e óbitos por câncer do colo do útero e outras doenças associadas ao HPV. A vacina é segura, eficaz e está disponível gratuitamente pelo SUS para meninas e meninos. Na rede privada, o preço médio da vacina contra o HPV é de cerca de R$ 900 por dose, a depender do laboratório e da clínica.

O HPV é a infecção sexualmente transmissível mais comum no mundo. O vírus pode causar verrugas genitais e, em casos mais graves, desencadear diversos tipos de câncer, como os de colo do útero, ânus, pênis, boca e garganta. No sexo masculino, o sinal mais comum é a verruga genital; no sexo feminino, o câncer do colo do útero é um dos tipos mais frequentes de câncer ginecológico e está fortemente associado à infecção persistente pelo HPV.

Segundo dados do Ministério da Saúde, até o mês de dezembro foram aplicadas 208.789 doses da vacina HPV em adolescentes e jovens de 15 a 19 anos em todo o Brasil, sendo 90.994 doses em indivíduos do sexo feminino e 117.795 doses em indivíduos do sexo masculino. Em Goiás, foram aplicadas 9.676 doses nesse público, sendo 3.840 em mulheres e 5.836 em homens. Atualmente, a cobertura vacinal do HPV em Goiás, na faixa etária de 9 a 14 anos, é de 85,27% para o sexo feminino e 75,22% para o sexo masculino.

Secretaria da Saúde – Governo de Goiás.

Fonte: Governo de Goiás

Fonte: Governo de Goiás

Link permanente desta notícia